loader image

Nossas
Novidades

Case Havaianas: o acessório emborrachado que fez sucesso mundial

11/05/2021

Por Define Design

Quando um detalhe faz toda a diferença. É assim que podemos definir o Case da Havaianas para mostrar como boas ideias e criatividade podem ser uma estratégia mercadológica de muito sucesso.

Muitos conhecem como a marca de sandálias se reinventou e passou a ser um objeto de desejo não só no Brasil, mas em todo o mundo. O case de reposicionamento das Havaianas é estudado em todos os cursos de marketing e inspiração para muitas outras empresas.

Mas você sabe o que realmente aconteceu e por que esse sucesso foi tão grande? Preparamos esse artigo para você conhecer melhor essa história e saber como um pequeno detalhe emborrachado fez uma grande diferença para os resultados.

Segue com a gente nesse case de sucesso.

Case Havaianas, um reposicionamento

Criada nos anos 1960 pela Alpargatas, as sandálias estilo japonesa eram um produto de custo baixo, geralmente destinadas a parcelas da população de baixa renda. Pouca variedade e nenhum glamour, para falar a verdade.

Esse cenário muda nos anos 90, quando a queda nas vendas exigiu novas estratégias de marketing. E assim, a marca entendeu que não podia oferecer uma commodity, ou seja, um produto sem diferenciação, que qualquer pessoa podia copiar e com baixíssimo valor agregado.

Foram muitos investimentos em todo o composto mercadológico. Chegaram novos modelos, novas cores, formatos e o produto foi atrelado aos ditames da moda, se tornando um objeto cobiçado.

Uma nova forma de comunicar e se relacionar com o público também entrou em curso e, logo, artistas jovens e celebridades se tornaram garotos propaganda da marca. Daí, foi um pulo para o sucesso internacional.

Graças ao Case Havaianas, hoje a marca está em cinco continentes e em mais de 60 países. E todo mundo usa.

A etiqueta emborrachada

Um case de sucesso dentro de outro. É assim que podemos definir as Havaianas com a bandeirinha do Brasil. No seu processo de internacionalização da marca, uma ideia aparentemente simples foi o impulso que faltava para ganhar o mundo.

Uma pequena etiqueta emborrachada com a bandeira do Brasil colada nas famosas tiras representava não só o país de origem, mas os valores de uma cultura e o orgulho de um povo.

O acessório exaltava a alegria e o despojamento do brasileiro e convidava o mundo em alto e bom som para se juntar a esse clima.

Foi um detalhe que fez a diferença. A ideia que parece simples, mas que foi capaz de agregar valor a um produto, definir um posicionamento sólido e construir uma identidade única.

Hoje, a sandália com a bandeirinha brasileira é mais que um clássico. É uma paixão nacional.

O poder do emborrachado

Uma pequena peça de poucos milímetros foi capaz de gerar um impacto imenso em um produto. Esse é o poder do emborrachado. Ao conferir identidade ao produto, ele cria desejo de compra e o lança em outro patamar no mercado.

Para tanto, é necessária qualidade. Produtos de emborrachado precisam ter precisão e respeitar as características do projeto. Só uma reprodução fiel, que materialize bem o design, produz o encanto que a criatividade tanto busca.

No case das Havaianas, uma bandeira do Brasil bem desenhada e produzida fez toda a diferença para transformar as sandálias em um produto que representa o país internacionalmente. Uma etiqueta personalizável emborrachada pode ser o início de um grande case.

Siga a gente no Instagram e conheça mais projetos de emborrachado que fazem a diferença.