loader image

Blog

Isolamento social

Diminuição da poluição do ar e aumento do lixo doméstico

Para quem está em isolamento social, as compras em lojas virtuais são uma excelente solução para sair de casa o mínimo possível, porém essas entregas tem muito mais embalagens para serem descartadas. E desde o início da pandemia do COVID-19, o novo coronavírus, notou-se um aumento na produção de resíduos, principalmente hospitalar e também de lixo doméstico.

Inicialmente, a produção de lixo diminuiu, porém, com as mudanças de hábito necessárias para se manter a quarentena, o efeito acabou sendo o oposto. Neste momento, é necessário repensar cada um de nossos atos; se por um lado temos uma diminuição na poluição do ar, devido a menor circulação de carros nas ruas, por outro temos mais embalagens e lixo em geral sendo jogados fora todos os dias. O presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, Abrelpe, Carlos Silva Filho, recomenda que as empresas tenham o bom senso para diminuir a quantidade de embalagens em seus produtos. E para quem está em casa, o ideal é separar o que pode ser reciclado do restante caso a sua cidade esteja fazendo a coleta seletiva normalmente. 

Como você acha que pode ajudar o meio ambiente? Deixe aqui suas ações para diminuição do lixo doméstico, mesmo que você ainda não tenha colocado em prática. Valendo sempre lembrar que quanto antes começar, melhor.